Terapia Ocupacional
Espaço Terapêutico
O nosso espaço terapêutico conta com duas salas de avaliação e atendimento com amplo espaço físico, ambiente planejado, diversos e atuais equipamentos e recursos terapêuticos, para melhor atender os nossos clientes.
​
A quem destina-se
Os atendimentos destinam-se a bebes, crianças e adolescentes que apresentam alterações neurológicas, disfunção de integração sensorial, risco, atraso ou distúrbio no desenvolvimento, podendo esta alteração estar relacionada à motricidade grossa ou fina, transtorno de aprendizado, dificuldades nas atividades do cotidiano, na escola, na vida social, com o brincar, entre outros fatores que impeçam a organização da rotina diária.
​
Serviços oferecidos
Realizamos atendimento clínico, orientação online, orientação familiar, assessoria e consultoria em reabilitação e inclusão, assim como adaptação curricular.
Os atendimentos são individuais, grupos e/ou compartilhados com outras áreas profissionais da equipe, sempre que necessário e conforme objetivo terapêutico.
​
A Terapia Ocupacional Infantil
O objetivo da Terapia Ocupacional infantil é que o indivíduo possa desempenhar suas ocupações com o máximo de autonomia, independência e qualidade de vida. E quando falamos em criança, as principais ocupações são as atividades do dia a dia, o brincar, as atividades escolares e a interação com outras crianças.
​
​
Atividades como comer, dormir, o brincar, tomar banho, trocar de roupa, ser carregado no colo, ser amamentado, o posicionamento adequado, a oferta de estímulos adequados, inibição de estímulos inapropriados, o brincar, são atribuições do terapeuta ocupacional que tem como principal objetivo de estudo e prática o cotidiano, visto que é fundamental para um bom desenvolvimento global do individuo.
​
O principal instrumento de trabalho da terapia ocupacional é atividade/o brincar que será analisado e adaptado para realizar um plano de tratamento individualizado com métodos e técnicas específicas, como:
Conceito Bobath
É uma abordagem terapêutica de reabilitação que prioriza a solução de problemas de controle postural, movimento e função, através da avaliação e o tratamento das deficiências e limitações de atividades de indivíduos com fisiopatologia do sistema nervoso central.
Certificação Internacional de Integração Sensorial
A integração sensorial foi desenvolvida pela Terapeuta Ocupacional Jean Ayres e é um modelo de prática da Terapia Ocupacional que inclui procedimento de avaliação e intervenção.
É o processo neurológico que ocorre em vários níveis do sistema nervoso e organiza as sensações do próprio corpo e do meio ambiente, criando a capacidade de processar, organizar e interpretar sensações e a forma que o cérebro precisa reconhecer, simultaneamente, essas informações, integrando-as e organizando-as para conseguir devolver ao ambiente as respostas de forma adequada e eficaz, para o uso na vida cotidiana.
Integração Sensorial associado ao Conceito Bobath
Organizamos o cotidiano e utilizamos recursos terapêuticos e adaptações para desenvolver, restaurar ou ampliar as capacidades funcionais e o máximo de autonomia a independência possível, encontrando meios para que utilizem o máximo de suas potencialidades e participação.